Esqueceu sua senha? | Cadastre-se

Mapa interativo permite ver comércio global em movimento.

13/05/2016

Neste momento, toneladas e mais toneladas de materiais e produtos estão circulando pelo mundo em navios.

A escala desta movimentação pode ser vista em um novo mapa interativodesenvolvido pelo Instituto de Energia da University College de Londres, no Reino Unido, e desenhado pela Kiln Digital.

Os dados são dos navios que circularam em 2012 e o usuário tem a opção de dar zoom em regiões, além de ir e voltar ao longo dos meses.

Também é possível deixar visíveis ou não portos, rotas, navios e o próprio mapa. Mesmo com este último item desligado, ainda é possível visualizar o entorno dos continentes só pelo movimento do comércio.

A exceção são as áreas do Pólo Norte, que não são navegáveis - pelo menos por enquanto. Existe a perspectiva de que as mudanças climáticas e o derretimento de geleiras abram caminhos até hoje inacessíveis.

O objetivo do projeto, aliás, é mostrar o tamanho da pegada de carbono que estes navios deixam: 796 milhões de toneladas de CO2 por ano, mais do que Reino Unido, Canadá e Brasil combinados, segundo seus autores.

Grandes canais como o do Panamá e o de Suez também podem ser vistos facilmente, assim como alguns rios navegáveis como o Amazonas.

Cada tipo de navio tem uma cor: amarelo para navios porta-contêiner, azul para cárgas sólidas, vermelho para tanques de petróleo e combustível, verde para transporte de gás natural liquefeito e roxo para o transporte de veículos.

Fonte: Exame/Abril