Esqueceu sua senha? | Cadastre-se

BRASIL LANÇA NA OMC DISPUTA CONTRA A CHINA POR RESTRIÇÃO À IMPORTAÇÃO DE AÇÚCAR

23/10/2018

O Brasil lançou uma denúncia contra a China na Organização Mundial do Comércio para contestar as restrições chinesas às importações de açúcar, segundo documento publicado pela OMC nesta segunda-feira (22). O governo brasileiro já tinha anunciado que iria recorrer contra sobretaxas aplicadas pela China ao produto, informa a Reuters.

O Brasil disse estar questionando a medida de “salvaguarda” da China sobre o açúcar importado, a administração de sua cota tarifária e seu sistema de “licenciamento automático de importação” para o açúcar extra-cota.

O recurso do Brasil à OMC, confirmando o movimento aprovado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) em 31 de agosto, é uma resposta à queda nas exportações brasileiras de açúcar desde que a China impôs uma tarifa adicional de 45% no ano passado.

A tarifa foi reduzida para 40% em maio e será cortada para 35% em maio de 2019. A taxa é adicional à tarifa regular para o açúcar, que é de 15% sobre as primeiras 1,945 milhão de toneladas e 50% sobre quaisquer importações fora dessa cota, disse o documento brasileiro.

Fonte: Bahia Econômica