Esqueceu sua senha? | Cadastre-se

Porto de Itajaí simula acidente com derramamento de óleo.

29/08/2016

Um acidente simulado mobilizou as equipes de emergência do Porto de Itajaí nesta sexta-feira. O cenário montado era grave: colisão de contêiner na casa de máquinas provocando o vazamento de mil litros de óleo hidráulico e 4 mil litros de diesel, em terra e no rio Itajaí-açu, com explosão e vários feridos com queimadura grave.

As simulações envolveram o acionamento de equipes de emergência dos planos de Emergência individual (PEI) e de Controle a Emergência (PCE) do Porto de Itajaí. Equipes que realizaram as primeiras ações de combate e contenção do vazamento do óleo. Também participaram homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Itajaí e Santa Catarina. A Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí foi acionada para a coordenação das manobras no canal de acesso, segurança da navegação e resgate de uma vitima na água.

Ainda participaram direta ou indiretamente do treinamento servidores de instituições como Policia Militar Ambiental, Fundação do Meio Ambiente (FATMA), Fundação do Meio Ambiente do Itajaí (FAMAI), Coordenadoria de Transito (CODETRAN), Ecosorb, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dos terminais que compõe o Complexo Portuário de Itajaí.

_ O objetivo do simulado foi promover a integração das entidades públicas com o Porto de Itajaí, para que em situações de emergência haja o entrosamento, organização e preparação adequada de todos os agentes envolvidos e a brigada de Incêndio e Emergência _, diz a gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, Medelin Pitrez dos Santos.

Ação semelhante está programada para o dia 30 de agosto, próxima terça-feira.

Fonte: Portos e Navios.