Esqueceu sua senha? | Cadastre-se

Baixo movimento na rota Ásia-Europa em 2015 tem motivo .

20/06/2016

O enfraquecimento da demanda por fretes marítimos na rota Ásia-Europa em 2015, que permaneceu ainda durante o primeiro semestre de 2016, deveu-se, em boa parte, a um desequilíbrio de estoques, de acordo com o analista da Maritime Strategies International James Frew. Em novembro do ano passado, os valores já tinham caído em até 28%, de acordo com relatório da Reuters a partir do índice internacional de Xangai.

Para a segunda metade do ano, entretanto, Frew aposta no crescimento da demanda em cerca de 7%, de acordo com a sua exposição durante a feira TOC Europa, realizada em Hamburgo nesta semana.

“No ano passado, houve uma queda imensa nos estoques europeus”, afirmou o especialista, explicando que essa seria a razão pela qual as importações da Europa caíram 4% em 2015, mesmo diante de um crescimento no PIB do continente, e do aumento dos gastos do consumidor em geral.

“Porém, obviamente, não se podem baixar os estoques ano após ano; em algum momento, os inventários precisam ser restituídos – o que deve começar a acontecer agora na segunda metade do ano”, afirmou Frew durante a conferência na Alemanha. 

Fonte: Guia Marítimo.